Free shipping on orders over $79

francesinha café regaleira 13

Tudo Sobre a Francesinha á moda do Porto Receita Tradicional

A receita original da francesinha, com o molho secreto e a perna de porco assada, mantém-se até hoje. O Francesinha Café é outro dos nomes mencionados com frequência quando o assunto é a melhor francesinha da cidade. Com fiéis adeptos nos quatro cantos da Invicta, pode pedi-la logo com batata e ovo, mas o Sr.

What Is an Espigueiro? Exploring the History of Northeastern Portugal

Se o tempo o permitir, desfrute da refeição na esplanada, que é grande e airosa. O negócio começou com um restaurante pequeno no Candal, depois nasceu esta casa na Madalena e, entretanto, já são ao todo cinco espaços, não só em Vila Nova de Gaia e no Porto, mas também em Lisboa. Aqui pode experimentar a tradicional francesinha, com o toque especial do forno a lenha, ou a versão com bife de frango. Estas casas disponibilizam igualmente uma série de outros pratos típicos, revestidos a molho de francesinha, como o hambúrguer, o cachorro e a tosta mista. "Recriar algo tão popular e tradicional é sempre complicado, porque se é verdade que queremos e precisamos apresentar alguma coisa diferente, também o é que não podemos perder de vista a sua alma e história", começa por explicar. Penso mesmo que o segredo de uma boa francesinha começa no molho, mas não só!

  • A influência da culinária francesa é clara na francesinha.
  • Por isso, quando fez o molho forte chamou-lhe Francesinha porque as francesas são picantes”.
  • Mas se na Regaleira se pedir molho à Leixões, ele é servido extra-picante.
  • Você já se perguntou por que a francesinha, uma iguaria tipicamente nortenha, conquistou o paladar dos lisboetas?
  • Com ingredientes frescos e molho irresistível, é um dos melhores.

Também encontra por aqui uma francesinha de perú, uma vegetariana, uma vegan e até em formato calzone. O Golfinho é pequenino e acolhedor e quase passa despercebido na rua Sá de Noronha. Mas a escassez
é só no espaço, porque a comida é bem servida e a simpatia dos donos transborda por todos os lados. Na carta, simples e directa, encontra francesinhas que levantam a moral num dia chuvoso, com ou sem ovo, e batatas a acompanhar.

Diz a lenda que Antônio Passos foi a França e lá conheceu um barman. E graças a este encontro fortuito que a Regaleira entrou para a história da cidade. Na França, Antônio Passos descobriu um dia um barman num hotel, achou-o extraordinário e convidou-o para vir trabalhar com ele. O barman era Daniel David da Silva, um homem que tinha saído de Terras de Bouro à procura de melhor vida. Não se pense que vamos aqui desvendar grandes segredos, que os da Francesinha estão guardados a sete chaves num cofre.

Cervejaria Brasao

Um ponto crítico é também o ponto em que o bife é cozinhado. Quase todos os bifes vinham demasiado passados para o meu gosto, exceção feita ao do Gazela, impecável e suculento, com um ligeiro tom rosado no centro. Por detrás da aparência de fast food, estão vários detalhes que marcam territórios (há a francesinha de Matosinhos, de Gaia, de Braga…) e geram debates acesos. "Eu prefiro as francesinhas com o queijo fundido. Não sou fã das gratinadas", diz-me Teresa Castro Viana. Ainda assim, e sempre com a vontade de devolver à cidade um dos seus ícones, nunca perderam a esperança de reabrir.

A minha primeira francesinha (ainda não tinha 10 anos) foi no antigo Café Mucaba, na Avenida da República (perto do Jardim do Morro), em Vila Nova de Gaia. Agora, além de vir com o molho ainda peço “mais molho” algumas vezes. Se perguntar a 10 pessoas qual é o local preferido para ir comer uma francesinha, na cidade do Porto, é muito provável que vá ter 10 respostas diferentes. Essa combinação de sabores e a forma como é apresentada fazem dela um prato muito querido.

Consta que a criação da mítica Francesinha à moda do Porto terá sido por volta de 1952 e que na sua forma original era servida com bife de perna de porco assada em pão bijou. Esta terá sido inventada logo após ao fracasso de tentar implementar “croque monsieur” junto dos portuenses. Casa emblemática da cidade do Porto, com mais de meio século de experiência na arte de bem servir, a francesinha aqui é rainha e este prato típico foi assim mesmo baptizado. A francesinha Rainha vem francesinha regaleira opiniões com os ingredientes do costume, com um ovo no topo a fazer figuraça e batatas a acompanhar.

O terceiro espaço do conceito do grupo Capricciosa na capital foca-se na gastronomia de inspiração asiática. Há almoços, jantares, brunch, bar e uma esplanada onde apetece passar a tarde. Este foi o segundo de três momentos da edição de 2025 do Global Kitchen, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto. Esta faz parte de uma "estratégia mais ampla", "que envolve investimento continuado na valorização da nossa identidade culinária e na promoção de experiências que reforcem a atratividade da cidade no panorama nacional e internacional".

O homem que faz este procedimento, desde sempre, é o dono, o Sr. Para mim, o pão do Bufete faz muito sentido, mas a Teresa achou que estava demasiado torrado, fugindo à norma portuense. A Francesinha tornou o Regaleira indiscutivelmente mais popular.

by Store Owner

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *